domingo, 27 de maio de 2012

Desafio N° 12 - Corrida Cross Country em Bocaiúva do Sul - 12km


Ontem participei de mais um desafio nas corridas de ruas.
Graças a Deus com desafio cumprido!

Aproveitando a semana que estava em Curitiba, fazendo curso pela empresa, procurei nas internet alguma corrida pela cidade ou região metropolitana que acontecesse na sexta ou no sábado, pois domingo eu não poderia pois tinha um compromisso em Cascavel.

Foi então que encontrei: 2ª Etapa do Circuito Paranaense de Corrida Cross Country, 12km, na cidade de Bocaiúva do sul, há 40km da capital. O interessante é que este tipo de corrida é praticamente todo o percurso em terra batida e cascalho (Cross), pois assim seria a minha estréia neste tipo de prova.

Conforme contato por email com a organização (http://naventura.com.br/index.htm) me informaram que sairia ônibus de Curitiba para Bocaiúva direto do Terminal do Guadalupe, porém ao chegar lá descobri que não havia, e por curiosidade ninguém sabia me informar como chegar a Bocaiúva. Foi então que lembrei que existe um número de telefone (156) ao qual a URBS de Curitiba informa as linhas e horários dos ônibus.
Com a ajuda da atendente ficou um pouco mais fácil, e depois de passar por TRÊS ônibus diferentes consegui chegar a cidade por volta das 15hs, a corrida era às 16hs (detalhe: saí do centro de Curitiba às 12hs).

Tudo pronto, retirei o kit, que por sinal bem fraco, apenas com o número de peito personalizado com o nome e uma barra de cereal.

No horário previsto foi dada a largada, tanto de 6km quanto de 12km.

Não deu tempo postar meus objetivos, mas acredito que seria,
Básico - 55:30 pace 4:38 que é meu melhor tempo nos 10km
Intermediário - 54:00 pace 4:30
Avançado - 52:00 pace 4:20

Mas, porém, contudo, entretando, rsrs prova de Cross Country é um pouco diferente. Logo após a largada na Praça central em frente a Igraja Matriz de Bocaiúva adentramos na área rural, com o percurso todo em terra batida. No 1° km passei com 4:20 muito bom dentro do previsto. No 2° km passei com 9:10 caiu o ritmo e começava pequenas subidas e descidas. No 3° km estava bem com o tempo de 13:25 dentro do previsto. No 4° km não lembro, mas no 5° km passei com 23min. No 6° km retornavamos para a chegada, passei com 27:15 muito bom pra mim. Só que foi no retorno que percebi que na ida havia mais descidas do que súbidas e na volta sofri bastante. Estava acompanhando um grupo com 8 corredores, eu estava em 4° destes próximos, mas fui ficando para trás e quando vi era o último da "turma", rsrs.

Mesmo assim, passei bem pelo 8° km com 36:50.

A partir deste ponto me desgarrei ainda mais daquele grupo, o cansaço bateu e o rendimento despencou, tanto que passe pelo 10° km com 48:15.

Tentei buscar forças pedindo a Deus saúde para terminar bem a prova. Consegui recuperar três daquelas posições perdidas e acelerei o máximo que pude e cheguei com o tempo de 57:36, pace de 4:48.

Não consegui nem o objetivo básico, mas fiquei feliz porque em corridas Cross é um pouco mais difícil, tem que cuidar em alguns momentos para não virar o pé e tem súbidas e descidas leves em grande quantidades.

Ao final recebi um BELA MEDALHA de partipação e aguardei o resultado final pois sabia que tinha poucos corredores na minha categoria, assim teria chance de levar um troféu para casa.
Rapidamente a organização já colocou no mural a classificação dos que havia chegado com até 1h10 de prova para ir fazendo a premiação.
havia apenas 4 corredores na minha categoria (25-29anos), precisaria ter ganho de pelo menos um, rsrs.
Quando saiu o resultado vi meu nome como 2° colocadado, fiquei muito feliz, o troféu estava garantido, rs.
Foi então que descobri que o 1° colocado havia ficado em 2° no geral, e sairia da premiação da categoria, sendo assim o três da categoria receberam troféu, mas para minha maior felicidade consegui o de 1° COLOCADO NA CATEGORIA 25-29 ANOS E SUBI NO PÓDIO PELA PRIMEIRA VEZ!
(havia recebido o troféu de 3° colocado na categoria na prova da Marinha em Foz ano passado, mas recebi uns dias depois e não havia sentido o gostinho de subir no pódio, EITA QUE É BÃO!) hehehe

Dados gerais

Prova - 2ª  Etapa Circuito Paranaense de Corrida Cross Country
Cidade - Bocaiúva do Sul-PR
Distância - 12km
Tempo - 57:36
Ritmo - 4:48
Velocidade média - 12,50 km/h
N° Peito - 214
Colocação Geral - 39° de mais de 71 (até 1h10 de prova)
Colocação Categoria 25 a 29 anos- 1° de 3

Avaliação da prova

Primeiro quero parabenizar a organização pela rápida premiação!
Percurso - Muito bom! primeira vez que participo deste tipo de corrida e gostei muito, não havia muitos cascalhos apenas um pouco de barro pois havia chovido uns dias antes; súbidas e descidas leves.
Hidratação - Muito bom, nos km 3, 6 e 9, além da chegada é claro.
Medalha - Muito filé, bem grande, personaliza com o nome da prova, a data, a edição da prova, a cidade, só faltou a quilometragem. 
Organização - Muito boa, apesar de não ter chip de cronometragem.
Inscrição - Achei um pouco cara R$30,00 e ainda não ter camiseta, mas por se tratar de região metropolitana de Curitiba, até que vai.
Premiação - Muito Boa, não havia dinheiro, só que foi bem formulada, como tem que ser, com troféus para os 5 primeiros geral e os 3 de cada categoria, sendo as categorias a cada 5 anos (20-24, 25-29, 30-34...) como realmente tem quer ser!


                                                    resultado parcial


Com a medalha de participação
Troféus de desejos, ao fundo Igreja Matriz
 

  
Logo após a chegada


corridaderuafoz.blogspot.com

2 comentários:

  1. Parabéns !!!
    estou feliz por vc...

    ResponderExcluir
  2. Que sufoco pra chegar no local da prova heim Robson. hehe
    Ainda bem que chegou a tempo de vencer a categoria. hehe
    Parabéns.
    Realmente, o gostinho de subir no pódio é bom demais. No entanto, eu já estou até perdendo a graça, pois estou quase sempre lá. hehe
    Brincadeira. kkkkkk
    É bom demais estar lá em cima, e se for em primeiro então, nem se fala. É sensacional.
    Grande abraço e mais uma vez parabéns pela conquista.
    Sucesso e mais pódios é o que eu te desejo sempre.


    tutta/Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir