domingo, 3 de junho de 2012

Desafio N° 13 - Corrida Universitária em Foz - 11km

Sexta-feira a noite participei da minha 13ª corrida de rua.
GRAÇAS A DEUS consegui completá-la muito bem.

A principio não iria participar desta prova porque não consegui fazer a inscrição e depois porque teria que chegar a tempo depois do trabalho para correr. Foi então que no dia decidi que iria correr mesmo sem número, apenas como um treino. Assim tive que sair de Catanduvas 17h e até chegar ao local da prova faltavam apenas 15 minutos para o início, previsto para às 20hs.

Não deu nem tempo de se aquecer direito e logo foi dado a largada.
Uma falha grave da organização, ao invés de ir anunciando que seria em tantos minutos a largada, de repente eu escutei "vamos realizar a largada dos 5km e 11km, 3...2...1" e eu saí correndo do meu aquecimento, meio "atrasado" desviando da galera, rsrs.

Outro detalhe, foi que o percurso foi realizado no sentido inverso do que estava no site da UDC http://www.udc.edu.br/noticias/2aCorrida.html (Faculdade organizadora da corrida).

Mas tudo bem, bora correr.

Comecei tranquilo sem pressa, tentando seguir um ritmo constante. Senti que estava bem para correr, depois de uma boa descida e uma grande subida pela avenida JK, cheguei ao 1km com o tempo de 6:15, então logo percebi que a marcação dos km estava errada, porque nem nos treinos eu corro acima de 5 minutos por km.

Seguimos toda a avenida JK até o viaduto que vai para o Paraguai, pelo que me lembro passei pelo 2° km com 11:30, pelo 3°km com 16:10, pelo 4°km com 21:40 e pelo 5°km em 25:10, bem acima do que esperava. Subimos a avenida República do Paraguai e depois chegamos na avenida Paraná. Aqui, eu senti um pouco de cansaço depois de duas subidas. Faltou água por esta altura da prova, porque teve no km 2,5 e depois só teve depois do km 7, e alguns dizia "água, água, cadê a água" rsrs.

Quando passei pelo 8° km vi que estava acima dos 40 minutos, e já imaginava que nem o objetivo básico que tinha almejado para aquela corrida eu iria alcançar. Seguindo a reta da avenida Paraná, eu sabia que a distância até a UDC era menor do que estava marcando, então resolvi tentar apertar o passo. Quando eu vi, estava no km 10, onde havia outro ponto de hidratação, não sei pra que já que estava há um km da chegada, e na verdade não era um km, pois tinha apenas uma descida na avenida Jorge Sanways, que deve ter dado no máximo uns 400 metros. Que descrédito da prova!!!

Acelerei e cheguei para completar os 11km agradecendo a Deus com o tempo de 50:40, apenas 12 segundos abaixo do tempo que tinha definido com o objetivo básico para esta prova. Ou seja, consegui aumentar a velocidade de corrida em provas com distância acima de 10km para 13,03 km/h, com ritmo de 4:36 min/km.

Foi a primeira vez que corri está distância, que afinal não é muito tradicional, o importante foi que pelo ritmo por km é um RECORDE PESSOAL!

Depois da corrida encontrei aquela galera das provas e alguns amigos que há tempos não conversava. Aquele abraço.

Dados gerais

Prova - 2ª Corrida Universitária
Cidade - Foz do Iguaçu-PR
Distância - 11km
Tempo - 50:40
Ritmo - 4:36
Velocidade média - 13,03 km/h
N° Peito - Não me inscrevi
Colocação Geral - Não me inscrevi
Colocação Categoria - Primeiro que não tinha, segundo que não me inscrevi

Avaliação da prova

Percurso - Achei um pouco difícil com apenas uma descida (na avenida JK) e quatro súbidas (duas na avenida JK, uma na República do Paraguai e outra na avenida Paraná), e com a distância marcada errada a cada km, aliás segundo o relógio/GPS do Josiel, o percurso registou 11,5km.
Hidratação - Em locais errados, um no km 2,5, um no km 7,5 e um no km 10, além da chegada. Poderia ser um no km 3, 6 e 9 então.
Medalha - Bem fraquinha, pequena e dizendo apenas o nome da prova, sem a data, sem a cidade e sem a quilometragem. 
Organização - Deixou a desejar, e ainda não tinha chip de cronometragem (pelo jeito irão fazer igual ano passado, ao não divulgar o resultado completo da prova).
Inscrição - houve falha em não poder se inscrever pela internet, assim não pude me inscrever e corri sem numeral, o valor de R$25,00 estava de bom tamanho, pois pelo que vi a camiseta era boa, havia isotônico e frutas na chegada, só a medalha que foi fraquinha, rs).
Premiação - Ruim porque só havia troféus para os 5 primeiros geral, poderia para ano que vem colocar na categoria também.




Uma parte da galera: Diego (que não correu), Eu, Alzemar, Fernando, Marcelo e Pedro


Meu irmão Pedro e Eu

Marcelo, Alzemar, Eu e o Pedro

Alzemar, Eu e o André (amigo ainda dos tempos de Facul)

Sargento Martins Júnior do Exército que acompanha o blog, valeu

Ivonete, corredora da Acorrefoz

Olha a promoção do Mizuno Musha 3, kkk Eu e o Alzemar, até a meia igual

 Linda frase de um corredor da Acorrefoz




CORRIDADERUAFOZ.BLOGSPOT.COM







3 comentários:

  1. Oi Robson
    então quer dizer que seu Blog esta começando a ficar famoso?...rsrs
    Fico feliz por suas conquistas, mas quero minha comissão como fotografa profissional.
    Parabéns p galera que Corre e Corre muitoooo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Robson, Sou Danilo Elvis primeiro parabéns pelos resultados, o Militar do Exército na foto é o Sargento Martins Júnior, que é o meu pai, e a Ivonete da ACORREFOZ é a minha mãe!

    o meu facebook:
    http://www.facebook.com/danilo.elvis?ref=tn_tnmn
    o facebook da minha irmã:
    http://www.facebook.com/millena.sousa2?ref=ts

    ResponderExcluir
  3. Prova cheia de problemas heim! rsrs
    Mas, você foi muito bem. Parabéns.
    Abraço e tudo de bom.


    tutta/Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir